O mês de julho é marcado, ao redor do mundo, pelas celebrações de Santo Antônio e São João. Muitas cidades transforam essas homenagens em lindas e grandiosas Festas Juninas.

 

Paróquias, clubes e escolas sempre fazem suas tradicionais festas, porém, algumas tomam proporções bem maiores e são mais diferentes do que imaginamos!

 

O maior São João do mundo é o de Campina Grande, na Paraíba, que se estende por todo o mês de junho e reúne mais de 2 milhões de pessoas. A festa conta com shows de grandes cantores nacionais, campeonatos de quadrilha, uma locomotiva temática, também conhecida como Expresso do Forró, e até mesmo um casamento coletivo. Neste ano, a festa terá, pela primeira vez, um concurso para eleger a barraca mais bonita, no Parque do Povo.

 

Além disso, é só em Campina Grande que você encontra uma réplica de como a vida era antigamente: o Sítio de São João. Além de muitas comidas típicas, o Sítio conta com engenhos de cana, uma bodega, igrejas e uma grande palhoça que abriga shows folclóricos.

 

Festa Campina Grande

 

Na França também tem Festa Junina, porém, nada de paçoca ou quentão. Lá, a tradição é comer vinhos e queijos em volta da grande fogueira de São João. Mas uma coisa não muda: a quadrilha. Afinal, essa dança teve sua origem no país, no século XVIII.

 

Festa França

 

A Festa do Bumba-Meu-Boi é uma tradição junina em São Luís do Maranhão desde o século 18. Essa dança gira em torno de uma lenda sobre a ressurreição de um boi, e é apresentada em diversas cidades do Brasil, inclusive fora do mês de junho. Porém, é nessa época do ano, e no Maranhão, que ela ganha um grande destaque.

 

As Festas Juninas contam também com muitos outros elementos, como grupos folclóricos, quadrilhas, barracas de palhas e muitos shows, refletindo a diversidade de ritmos e tradições que compõe a rica cultura do Maranhão. Curiosamente este é o único estado que comemora quatro santos durante o mês de junho: São João, Santo Antônio, São Pedro e São Marçal.

 

Festa São Luís

 

Em Portugal, acontecem as Festas dos Santos Populares, que reúnem turistas e cidadãos em uma bonita celebração com sardinhas assadas, pastéis de Belém e performances de danças das tradicionais marchinhas portuguesas, além de procissões e quermesses nas ruas.

 

Nesta época do ano, os portugueses têm o costume de trocar vasinhos de manjericão com declarações de amor em seu interior, assim como fazemos com o correio elegante.

 

Festa Portugal

 

Nem só o Nordeste do nosso país sabe comemorar o São João. No Rio Grande do Sul, a tradição gaúcha domina as Festas Juninas, desde roupas típicas a uma culinária recheada de galinha frita, pinhão e doces campeiros, a danças tradicionais como o Pezinho, o Balaio e o Maçanico.

 

Festa Rio Grande do Sul

 

Na Polônia, a grande festa acontece no dia 23 de junho e dura o dia todo! Trata-se da Noc Świętojańska, ou Noite de São João. Lá, as pessoas usam fantasias de pirata e se divertem ao redor de fogueiras.

 

Festa Polonia

 

Na Bahia, tem Festa Junina para todos os gostos, mas todas têm um elemento em comum: comidas típicas deliciosas. Cidades do interior como Amargosa, Senhor do Bonfim e Cruz das Almas investem cada vez mais em um grande evento, trazendo atrações de destaque a seus arraiais. Mas a capital, Salvador, é sempre sinônimo de muita festa, com shows de forró e muita quadrilha.

 

Festa Salvador


A Suécia é conhecida por fazer uma das mais famosas Festas Juninas do mundo, data que é considerada a festa nacional sueca! O evento acontece no interior, onde o povo se diverte com danças típicas, como a que acontece em círculos ao redor do majstången (mastro de maio), e se delicia com banquetes de morangos e batatas recém-colhidas. Também são tradição os cânticos de época e as simpatias.

 

Festa Suecia

 

Mas você sabe qual é, segundo o Guinness Book, a maior festa regional ao ar livre do mundo? É o São João de Caruaru, em Pernambuco. Nesta época, a cidade se transforma com muitas bandeirinhas e balões, e recebe turistas e grandes shows, atraindo cerca de 2 milhões de pessoas!

 

Festa São João Caruaru

 

Facebook

Instagram